
O tráfego pago para e-commerce é uma das estratégias mais importantes para qualquer loja virtual que deseja crescer e ter sucesso.
Existem diversas plataformas de tráfego pago disponíveis, como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads. Cada plataforma tem suas próprias características e funcionalidades, por isso é importante escolher a plataforma que melhor atende às necessidades do seu negócio.
Por isso que vou usar esse texto para te ajudar a entender mais sobre tráfego pago e como essa ferramenta pode te ajudar a melhorar as vendas do teu e-commerce.
Como gerar tráfego para E-commerce?
Tráfego é um alicerce de qualquer negócio online. Se você não tem tráfego, não tem gente te vendo. Se ninguém te vê, ninguém compra de você. Por isso é importante saber gerar tráfego para seu negócio. Agora, como se faz isso?
Para você gerar tráfego para e-commerce você pode usar um dos seguintes grupos principais:
1 – Tráfego orgânico: redes sociais, blogs, vídeos no youtube, vídeos no tik tok;
2 – Tráfego pago: Google ads, Meta ads, Tik Tok ads.
O que é tráfego pago?
O tráfego pago é um tipo de tráfego que é gerado por meio de anúncios pagos. Em geral, os anúncios pagos são exibidos em plataformas de mídia online, como mecanismos de busca (Google, Bing), redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter), sites e aplicativos.
No e-commerce, o tráfego pago é uma ferramenta poderosa para atrair mais clientes, aumentar as vendas e gerar leads qualificados. Ao usar o tráfego pago, é possível alcançar um público mais amplo, segmentar o público-alvo de forma precisa e exibir anúncios relevantes para as pessoas que estão interessadas em comprar o que você está vendendo.
Costumo dizer que, em muitos casos, o tráfego pago funciona como o combustível do teu e-commerce. É ele que vai te ajudar a andar para a frente e crescer teu negócio.
Um detalhe muito importante: o tráfego pago costuma acompanhar a evolução do faturamento. Ou seja, se você vender mais, vai acabar investindo mais.
Qual plataforma usar para tráfego pago para Ecommerce?
Existem duas principais plataformas de tráfego pago atualmente: o Google ads e o Meta ads. Fora elas, temos também o Linkedin Ads, Tik Tok Ads, Pinterest Ads e outras.
A plataforma que você deve usar inicialmente depende bastante do tipo de produto, mas recomendo começar pelo Google Ads ou Meta ads, que possuem mais tempo de mercado, são mais consolidadas e convertem geralmente melhor do que as outras.
Se o teu produto for de necessidade, a pessoa compra quando precisa, inicie seus testes no Google Ads. Se teu produto for de impulso, inicie os testes pelo Meta Ads.
Isso não é uma regra, é apenas um indicativo. Até porque, conforme seu negócio cresce, a tendência é variar a quantidade de plataformas usadas na geração de tráfego.
Qual o valor mínimo para investir em tráfego pago para ecommerce?
Essa pergunta depende de muitos fatores. O primeiro deles é a limitação das ferramentas. O Meta Ads obriga o investimento mínimo de 1 dólar por dia – então, caso o dólar aumente, você precisa investir mais.
Por regra geral o investimento mínimo precisa acompanhar o resultado esperado. Se você pretende faturar R$ 10 mil, precisa investir R$ 1 mil por mês – considerando um custo por aquisição (CPA) de 10% do faturamento total.
Esse CPA varia muito de negócio a negócio, sua estratégia e sua maturidade – negócios mais maduros tendem a gastar percentualmente menos para atingir seus objetivos.
